Fórum

arrow_back

Comunicação Não Violenta

Giovani Fachini

09/10/2017 09:57:49

Olá, 

Bom dia a todos e a todas que estão matriculados no Curso de Comunicação Não Violenta do Centro de Mediadores.

Como Professor desta matéria, gostaria de estimular os alunos, mesmo aqueles que já concluíram este curso, a debater a ampliar o entendimento e a importância da prática da CNV.

Acompanhando recentemente os noticiários da mídia em geral, digitei em um determinado site de pesquisa as palavras: discussão entre vizinhos termina em agressão. 

Para minha surpresa, foram aproximadamente 569.000 (quinhentos e sessenta e nove mil) resultados para a pesquisa sugerida.

Escolhi aleatoriamente uma das pesquisa e estou compartilhando o link abaixo que diz respeito a um evento ocorrido no dia 27/12/2016:

http://www.ederluiz.com.vc/confusao-entre-vizinhos-termina-em-agressao-em-joacaba/

Após acessar a notícia, gostaria que você pudesse expor sua opinião levando em conta o processo da CNV. Será que a situação poderia ter sido evitada?  A CNV pode nos ajudar em situações de conflitos com nossos vizinhos? De que maneira?

Obs: Por favor a ideia é estimular a conversa neste ambiente. Não se preocupe em 'errar' ou 'acertar'. Não se trata de um teste, é apenas uma forma de aproximarmos a CNV do nosso cotidiano e gerarmos interação entre os participantes.

Obrigado e forte abraço a todos e a todas.

Professor Giovani Fachini

FREDERICO HÖFKE HEFFER DA COSTA

20/05/2022 22:36:21

Não é um fato tão incomum vermos problemas entre famílias perdurarem.  Acredito que a conversa sempre é a melhor saída para conflitos, mas é preciso disposição para ouvir sem fazer julgamentos e falar sem fazer acusações.

Com o uso da CNV seria possível identificar as necessidades de cada família e caminhar para uma solução pacífica.

Sideomar Luciano Vaz de Matos

11/06/2020 19:59:47

Acredito que nessas situações o elemento compaixão e empatia ficam em último plano. Sem dúvidas que a resolução tendo como estratégia a conversa traria resultados benéficos para todos, embora nem todos estão preparados para isso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade