autoestima, e necessidade de ser vcalorizado

Maria Ilce Dias Degani

Maria Ilce Dias Degani Publicado 23/05/2017 


Bom dia. Gostaria da ajuda de vocês. Tenho a intenção de montar um whorkshop para alguns professores do ensino médio de uma escola pública na de Marília. Me disseram que o maior problema é a baixa autoestima, e que se fossem valorizadas estariam bem melhor.

Na minha opinião existe uma confusão entre a necessidade de autoestima (auto valorização) com a necessidade de ser valorizado. 

As pessoas procuram agir de modo a não frustrar a expectativa dos outros (alunos, filhos, conjujes) para ser valorizada por eles. 

Não concordo com esta estratégia, pois a autoestima depende da coerencia entre nossos juizos de valores e o que pensamos e fazemos. 

E consequentemente ser valorizado pelos outros, isto é, uma pessoa coerente que presa por seus valores e que não delega o poder de ditar sua autoestima à terceiros.

O que acaba acontecendo é que os professores desta escola agem de acordo com os julgamentos moralizadores das pessoas com quem convivem para que sejam valorizados.  Só que, como nem Cristo conseguiu agradar a todos. Eles se colocam na situação de se cobrar atitudes contraditórias para agradar a todos. acredito que esta incoerência leva muitas vezes a depressão. Gostaria da opinião, critica eou orientação de vocês.  Obrigada ilce



Voltar ao topo